23 de outubro de 2009

Fórum de discussão

Faça, abaixo, seu comentário sobre a construção de barragens no Alto Ribeira.

27 comentários:

Anônimo disse...

sou contra

Anônimo disse...

Belinha Bernacchio- Na minha opinião, não deveriam contruir as usinas no Vale do Ribeira, porque, além da destruição ambiental, perderá muita da nossa cultura, no quilombo de Ivaporunduva, que será alagado.
Cavernas, que demoraram milhões de anos para se formarem, também serão alagadas.
Outra coisa que eu também sou a contra, porque a energia gerada, será somente para a CBA (Companhia Brasileira do Alumnio), então destruirá um patrimonio nacional, para uso proprio de uma empresa privada.

Anônimo disse...

Maria Anthonia-na minha opiniao eu sou contra a construçao das usinas, pq muita vegetaçao vai sert destruida e o turismo vai diminuir muito !!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Carol Hawat- eu sou contra a construçõe das usinas pois elas vão destruir parte da cidade de Iporanga e so vai gerar empregos por um ano e só vai gerar energia para a propria CBA(Compania Brasileira de Aluminio)

Anônimo disse...

Guga Moura- Sou contra, porque é o Vale do Ribeira é muito bonito, e porque a energia gerada será apenas para a CBA

Anônimo disse...

Mariana K. - eu sou contra a construção das usinas, pois apesar da CBA dizer que vai gerar empregos, eles são temporários, e cavernas e quilombos não. Usinas podem ser construídas em diversos lugares diferentes, as cavernas não. Elas demoram milhões de anos para se formarem e não é justo que um grupo destrua tudo isso somente para beneficiar a si próprio.

Anônimo disse...

Rafaella Zak Zak - Eu sou contra a consturução das unsinas , pois vai afetar a formação de novas cavernas.

Anônimo disse...

Carol Baroni, Bia mazzetto,Bruna Barreto e Rafaella Sayegh-Nos somos contra a construção da usina da CBA pois ira ter uma destruição ambiental e da Historia cuntural da região.

Anônimo disse...

MALU NAHAS---- Na minha opiniao as usinas do vale do ribeira não deveriam ser contruidas pois irao inundar varias cidades e comunidades quilombolas que ja tem sua cultura formada e construida, e que sera dificil de reconstruir, e nao vale a pena, por energia, urbanizar uma cidade que tem sua cultura sem a urbanização, quero deichar bem claro, que nao sou contra a construção de usinas hidreletricas mas sim sou contra as usinas do vale do ribeira!!!!

Anônimo disse...

pai da malu nahas!!!! eu sou contra a contrução das usinas do vale do ribeira pelos mesmos motivos que minha filha

Anônimo disse...

Anderson Hawat, PRECISAMOS PROTEGER E CONSERVAR O QUE TEMOS DE BOM E NATURAL AINDA. O PLANETA PRECISA DISTO

Anônimo disse...

depois da informação recebida por visita de alunos e estudo, posso colocar a opinião totalmente contraria a construção de qualquer usina que possa distruir a nossa natureza e meio ambiente.
Cristina Dalla

Anônimo disse...

após a belissima monitoria de Thomas Lund pude observar todas as informações da região. E agora sou completamente contra a construção das barragens.

Anônimo disse...

carol jafet-eu sou contra pois a CBA fala que vai gerar bastante emprego, mas não vai ser assaim, pois só vai gerar na hora da construção.

Anônimo disse...

CARLOS ALBERTO - Este menino tao gracioso chamado Thomas, fez uma apresentaçao muito boa. Depois dela, sou contra estas usinas.

Anônimo disse...

thomas lund e andre purri fizeram uma excelente explicação sobre o petar e a cba, eu sou contra a construção das usinas

Anônimo disse...

Sylvia Gouvêa disse: Vocês fizeram um trabalho muito importante, pois, vocês serão os futuros dirigentes do nosso país e por isso precisam conhecer os prblemas que . às vezes, são muito complexos. como esse.
Sou contra construir uma usina lá. O Brasil tem muitos rios e podemos fazer mais de mil usinas sem afetar lugares como aquele que a ntureza criou no Petar

Anônimo disse...

achei o trabalho muito bem feito, me ajudou a refletir sobre a causa e concluir que o o desenvolvimento do país e necessário, porem é mais necessário haver a preservação da natureza. Para isto estas empresas precisam ter limite e ponderarem o quanto todo este desenvolvimento desestruturado faz sentido. Parabéns 8º ano vamos trazer esta informaçâo para o mundo e não permitir que a destruição aconteça.
Maria Araujo

Anônimo disse...

Temos que pesar os dois lados. Se a CBA está planejando fazer uma usina na região é por que há necessidade de energia lá e também em regiões mais distantes. Por outro lado, a construção desta usina causará grande impacto ambiental. É uma decisão difícil de tomar. Na minha opinião o mais importante é incluir a qualidade de vida das pessoas nesta decisão.
Regina Moraes Abreu

Anônimo disse...

Sou contra a construção da usina no Vale do Ribeira porque tal empreendimento, além de questionável relevãncia econõmica e social, seria frontalmente contrário à preservação de nosso patrimõnio cultural e ambiental, valores que não podem jamais ser esquecidos.

Anônimo disse...

Daniella Goerck- Sou a favor da construção da Usina do Vale do Ribeira, pois mesmo se não contruirem agora essa usina, daqui uns anos terão que construir, porque a CBA necessita dessa energia. A unica coisa que acho errado é a destruição da Mata Atlantica, que a CBA diz que irá reflorestar, porém reflorestamento pode nunca ocorrer.
Essa é minha opinião, sou a favor

Anônimo disse...

Mariangela Goerck- Sou contra a construção da Usina do Vale do Ribeira, pois essa trará a destruição de Mata Atlântica, alagamento de cavernas, destruição de patrimônios culturais e históricos e comunidades Quilômbolas serão alagadas.
Sou a favor da preservação do Meio Ambiente.

Anônimo disse...

sou contra a construção da usina
Lucimara Makhoul...

Anônimo disse...

Na minha opiniao nao deve ser aprovado o projeto pelo impacto ambiental bem como pelo nao beneficio a populacao apenas para a reducao de custos da producao do aluminio da CBA !!!! Temos que pensar da sustentabilidade do projeto e da comunidade local e futuras geracoes.

Bruno Ferrari Salmeron

Anônimo disse...

Inconsebivel!!! Nao sou a favor da destriçao de um local tao natural e preservado pelos nativos em detrimento da exploraçao industrial pela CBA.
Renato Farias - Maestro e Musico

Anônimo disse...

Valéria Senne
Sou radicalmente contra a destruição envolvida na construção das usinas por razões humanitárias.
Considero a preservação do meio ambiente mais importante para a comunidade local e tambem o mundo.Os bens naturais que serão destruidos com essa construção são irrecuperáveis e temos que ter consciencia que preservação do meio0 ambiente está diretamente relacionado com a preservação da Humanidade,do planeta Terra e do equilibrio do Universo.

Anônimo disse...

Isabella Racy - Eu acho que não seria bom a contrução da usina no Rio Ribeira, pois irá destruir uma boa parte da mata e as cavernas, e principalmente algumas comunidades quilombolas.